[Técnico TDS] Qual a duração e a estrutura do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas?
Este curso, EAD, possui uma carga horária total de 1.200 horas, organizadas em 4 módulos com regime semestral. O Módulo 1 tem 300 horas, o Módulo 2 tem 330 horas, o Módulo 3 tem 280 horas e o Módulo 4 tem 290 horas.
[Técnico TDS] Quais são os pré-requisitos para ingressar no curso?
Para ingressar no curso, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando a 1ª série do Ensino Médio. Recomenda-se que a escola promova palestras informativas sobre o Termo de Ciência e Aceitação das Características e Condições do Curso.
[Técnico TDS] O curso é totalmente a distância ou há encontros presenciais?
O curso é oferecido na modalidade de Educação a Distância (EaD), mas com uma abordagem híbrida. Para o Técnico em Desenvolvimento de Sistemas (TDS), 80% da carga horária é a distância (960 horas) e 20% é presencial (240 horas).
[Técnico TDS] Quais são as certificações intermediárias do curso?
O curso oferece certificações intermediárias ao longo da jornada. Ao final do 1º semestre, o aluno recebe a certificação de “Agente de Inclusão Digital em Centros Públicos de Acesso à Internet”. No final do 2º semestre, a certificação é de “Desenvolvedor de Front-End”. Ao término do 3º semestre, o aluno obtém a certificação de “Desenvolvedor de Back-End”. O diploma de “Técnico em Desenvolvimento de Sistemas” é concedido após a aprovação em todos os 4 módulos e a comprovação de conclusão do Ensino Médio.
[Técnico TDS] Como funciona a avaliação e o que é necessário para ser aprovado?
A avaliação é um processo contínuo e formativo. Ela inclui atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e avaliações presenciais. A escola contratante pode adaptar a aprovação final conforme suas interpretações de pontuação.
[Técnico TDS] Qual o perfil profissional ao concluir o curso?
O Técnico em Desenvolvimento de Sistemas será habilitado a desenvolver, testar e realizar a manutenção de sistemas computacionais e aplicativos. O profissional também será capaz de dimensionar requisitos, codificar aplicações, prestar apoio na documentação de sistemas e realizar prospecções de ferramentas de desenvolvimento.
[Técnico TII] Qual a duração e a estrutura do curso Técnico em Informática para Internet?
Este curso, EAD, tem uma carga horária total de 1.000 horas , com um tempo mínimo de integralização de 3 semestres. Ele é organizado em 3 módulos: o Módulo 1 tem 360 horas, o Módulo 2 tem 330 horas e o Módulo 3 tem 310 horas.
[Técnico TII] Quais são os pré-requisitos para ingressar no curso?
Para ingressar no curso, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando a 1ª série do Ensino Médio.
[Técnico TII] O curso é totalmente a distância?
O curso é oferecido na modalidade de Educação a Distância (EaD), mas com uma abordagem híbrida. Para o Técnico em Informática para Internet (TII), a proporção é a mesma, com 800 horas a distância e 200 horas presenciais.
[Técnico TII] Quais são as certificações intermediárias oferecidas?
O curso oferece duas certificações intermediárias.
-
Ao final do 1º semestre, o aluno recebe a certificação de “Desenhista de produtos Gráficos Web – WebDesign”.
-
Ao concluir o Módulo 2 (2º semestre), a certificação é de “Desenvolvedor de Aplicações WEB”.
-
O diploma de “Técnico em Informática para Internet” é concedido após a conclusão de todos os módulos e a comprovação da conclusão do Ensino Médio.
[Técnico TII] Qual o perfil profissional ao concluir o curso?
O profissional de TII será habilitado para planejar, documentar, desenvolver, testar e realizar a manutenção de aplicações para Web e dispositivos móveis. Além disso, poderá atuar em áreas como desenvolvimento de sites, agências de publicidade, empresas de consultoria, e até no desenvolvimento de jogos.
[5ª Área do Conhecimento] O que é a 5ª Área do Conhecimento?
A 5ª Área do Conhecimento é um percurso formativo inovador e alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), projetado para escolas que desejam complementar o currículo do Ensino Médio com tecnologia. Ela atua como uma trilha educacional que capacita os jovens em competências essenciais para o futuro digital.
[5ª Área do Conhecimento] Qual a modalidade de ensino e a metodologia deste programa?
Diferente dos nossos cursos técnicos, que são EaD, a 5ª Área do Conhecimento é uma oferta presencial. Nossa metodologia foca na prática, integrando o pensamento computacional, projetos práticos e o desenvolvimento de competências digitais em sala de aula, transformando a teoria em ação. Algumas disciplinas da nossa plataforma farão parte da grade do seu curso presencial para apoio aos seus professores.
[5ª Área do Conhecimento] Quais os benefícios para a minha escola?
Oferecer a 5ª Área do Conhecimento posiciona sua escola como uma instituição inovadora e alinhada às demandas do mercado. Você poderá atrair e reter alunos ao proporcionar um currículo que os capacita com habilidades de ponta, preparando-os para serem protagonistas no mundo digital, seja na carreira ou no empreendedorismo.
[5ª Área do Conhecimento] Quais os requisitos administrativos para a minha escola oferecer o programa?
O programa não exige credenciamento da Secretaria Estadual da Educação. No entanto, sua escola precisa obter aprovação da Diretoria Regional onde a instituição está baseada para implementar a 5ª Área do Conhecimento.
[Aturin Connect] O que são os cursos da Aturin Connect?
Os cursos do Aturin Connect são programas de qualificação profissional e formação inicial e continuada, oferecidos na modalidade de Cursos Livres. Eles são projetados para capacitar o aluno no uso de ferramentas e conceitos fundamentais de tecnologia, como lógica de programação, modelagem de dados e desenvolvimento front-end e IA.
[Aturin Connect] Para quem o curso Aturin Connect Start é indicado e qual sua duração?
O curso Start é o ponto de partida ideal para quem está iniciando na tecnologia. Com duração de 9 meses, ele oferece uma base completa de conhecimentos fundamentais, permitindo um aprendizado aprofundado e sem pressa.
[Aturin Connect] Quais são as disciplinas abordadas no curso Start? O curso Start oferece uma formação abrangente com as seguintes disciplinas:
-
Lógica de programação e Estrutura de dados
-
Sistemas operacionais
-
Organização e Arquitetura de Computadores
-
Pensamento computacional
-
Introdução à programação com Python
-
Fundamentos da Internet e Protocolos
-
Segurança da informação e proteção de dados pessoais
-
Desenvolvimento front-end I
-
Metodologias Ágeis
-
Soft Skills
-
Modelagem de dados
-
Engenharia de Requisitos e Modelagem de Software
-
Desenvolvimento front-end II
-
Profissional do futuro
-
Agentes com IA
[Aturin Connect] Para quem o curso Aturin Connect Fast é indicado e qual sua duração?
O curso Fast é uma imersão acelerada para quem busca aprofundar conhecimentos e se inserir rapidamente no mercado. Com duração de 6 meses, ele é ideal para quem deseja uma transição de carreira ou uma especialização rápida.
O curso Fast foca em competências essenciais para o mercado de trabalho, com as seguintes disciplinas:
-
Lógica de programação e Estrutura de dados
-
Pensamento computacional
-
Introdução à programação com Python
-
Desenvolvimento front-end I
-
Metodologias Ágeis
-
Soft Skills
-
Modelagem de dados
-
Engenharia de Requisitos e Modelagem de Software
-
Desenvolvimento front-end II
-
Agentes com IA
[Aturin Connect] Quais são os custos e as formas de pagamento?
Ambos os cursos são pagos. As formas de pagamento incluem boleto, cartão de crédito ou PIX. Há um desconto disponível para pagamentos à vista.
[Aturin Connect] Há bolsas de estudo ou descontos?
Sim. Podem haver bolsas de estudo que variam de 20% a 100%, dependendo do seu desempenho em um teste lógico.
[Aturin Connect] Existe algum custo de matrícula?
Sim, para os casos de bolsa de estudos, inclui-se um valor de matrícula.
[Aturin Connect] Onde posso obter mais detalhes sobre valores e condições?
Para mais detalhes sobre os custos e as condições de pagamento, você pode consultar a nossa equipe de vendas. Basta clicar em um dos botões para conversa pelo WhatsApp.
[Aturin Connect] Quais os requisitos para o Aturin Connect?
Para participar do Aturin Connect, os requisitos são:
-
- Idade: Idade maior ou igual a 14 anos, sem limite máximo de idade.
- Equipamento: Ter um computador com acesso à internet e e-mail.
- Dedicação: Ter disponibilidade de 2 horas por dia para estudos.
- Escolaridade: Apresentar histórico escolar ou diploma de conclusão (o Ensino Médio completo não é um pré-requisito para matrícula no Aturin Connect, mas a apresentação desses documentos é necessária para registro e acompanhamento do seu percurso de autodesenvolvimento).
[Aturin Connect] Quem emite o certificado do Aturin Connect?
O certificado profissional é emitido pela Aturin Connect aos alunos que concluírem e forem aprovados em todos os módulos do curso.
[Aturin Connect] Todas as disciplinas são liberadas totalmente desde o início do curso?
Não. As disciplinas são liberadas progressivamente, conforme o aluno termina e nos avisa, liberamos a próxima.
[Aturin Connect] Qual o horário de aula?
Todo o conteúdo do curso é disponibilizado em uma plataforma online (Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA), permitindo que você estude no horário que for mais conveniente. No entanto, reservamos o período das 19h às 22h30 para eventuais encontros e interações ao vivo com os professores (Checkpoints).
[Aturin Connect] Tem aula ao vivo?
Sim, existem aulas ao vivo e programadas com os professores de cada disciplina, que chamamos de Checkpoints.
Essas aulas têm duração de aproximadamente 45 minutos e acontecem à noite, entre 19h e 22h (em dias que não tem encontros presenciais), no dia específico da disciplina. Os alunos do técnico tem acesso ao calendário das aulas no canal do Discord da Aturin com link exclusivo para alunos.
[Aturin Connect] Há meios de contato para tirar dúvidas ou suporte?
Sim, você terá acesso a diversos canais de suporte. Contamos com grupos específicos para a gestão acadêmica e para cada disciplina, onde pessoas dedicadas estão disponíveis para responder suas dúvidas e auxiliar em outros assuntos. Utilizamos o Discord para alunos e alguns grupos de WhatsApp para atendimento direto com nossa equipe.
[Aturin Connect] Quanto tempo devo me dedicar para os estudos?
Você deve ter disponibilidade de 2 horas por dia para estudos.
[Aturin Connect] Qual computador devo ter para as aulas?
O computador pode ser básico, desde que tenha condições de acesso à internet e espaço em disco rígido para instalação de programas que serão utilizados durante o curso. Priorizamos programas utilizados na internet, mas alguns podem exigir instalação. Os softwares específicos serão informados durante o treinamento.
[Aturin Connect] Posso fazer o curso 100% no meu celular?
Não é possível fazer o curso utilizando somente o celular. Você pode assistir às aulas, ver o conteúdo e interagir com as pessoas pelo celular. No entanto, em aulas práticas e para atividades que exigem a instalação de software, é quase impossível utilizar o celular de forma adequada.
[Aturin Connect] É necessário ter e-mail para fazer o curso?
Sim, é obrigatório o uso de e-mail (do aluno) para fazer o curso. O envio de convites para acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é feito por e-mail. Sem isso, o aluno não consegue acessar o AVA.
[Aturin Connect] Quem é o responsável pela contratação do curso?
Para a Aturin Connect, o responsável pela contratação é a pessoa maior de idade, conforme as leis vigentes. O responsável pode ser o Pai, Mãe, Tutor e/ou o próprio aluno (se maior de idade).
[Aturin Connect] O que é responsável financeiro?
O responsável financeiro é a pessoa que deseja pagar pelo curso do aluno. Pode ser o próprio aluno (se maior de idade), ou, em casos de menores de idade, pode ser uma pessoa diferente do responsável legal (como um avô, tia, etc.) que se encarrega dos pagamentos.
[Aturin Connect] Posso trancar o curso?
Sim, é possível trancar o curso por períodos considerados normais ou comuns, devendo o aluno consultar a equipe acadêmica para cada caso.
[Aturin Connect] Como funciona a desistência do curso?
Você deve comunicar com antecedência mínima de 30 (trinta) dias a desistência para iniciarmos o processo de distrato do curso. Caso não haja essa comunicação prévia, a Prestadora de Serviços pode iniciar o processo de desistência por sua parte. Havendo uma contratação por bolsa de estudos, não haverá cobrança, porém, no caso de contratação sem bolsa, poderá haver cobranças de valores devidos e/ou multas, conforme a política de distrato.
[Aturin Connect] Em qual situação posso perder a bolsa?
Para os alunos que possuem bolsa, o cancelamento pode ocorrer nas seguintes situações:
- Notas inferiores ao esperado em duas disciplinas.
- Não aceitação de convites para as disciplinas.
- Falta de acessos regulares aos conteúdos do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
- Comportamento inadequado com professores ou alunos (em grupos) e/ou em encontros virtuais e presenciais.
[AVA] Devo usar minhas mídias sociais para fazer login no Canvas Instructure?
Não. É importante evitar o uso de credenciais de mídias sociais para o cadastro no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Caso o faça, o seu cadastro ficará comprometido e necessitará um novo e-mail para corrigir.
[AVA] Posso usar o aplicativo do Canvas no meu celular?
Sim, é possível usar o aplicativo do Canvas Student tanto em dispositivos Android quanto iOS. No entanto, o acesso inicial deve ser feito pelo navegador em um computador. Após o primeiro acesso, o aplicativo gera um QR Code que permite a autenticação e o uso no seu celular ou tablet.
[AVA] Como recebo o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?
O acesso inicial ao AVA é feito por meio de um convite enviado pela equipe acadêmica. É fundamental que o aluno utilize somente esse convite para realizar o cadastro e o primeiro acesso. Não é recomendado tentar acessar a plataforma de outra forma, pois o link oficial garante a segurança e a correta vinculação da sua conta ao curso.
[AVA] Quem envia o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?
O acesso inicial ao AVA é realizado por meio de um convite enviado pela equipe acadêmica, especificamente pelo TSA (Time de Sucesso do Aluno). Após a sua matrícula, você receberá um link para um grupo no WhatsApp com o TSA, que irá enviar o convite e dar todo o suporte necessário para o seu cadastro e primeiro acesso. É fundamental usar apenas esse convite oficial para garantir a segurança e a correta vinculação da sua conta ao curso.
[AVA] Que informações devo fornecer ao TSA para ser identificado e ter acesso?
Para que o TSA possa identificar você e dar o suporte necessário, é preciso informar seu nome completo, o nome do curso em que está matriculado e o e-mail de cadastro. Essas informações são essenciais para garantir que o acesso e o suporte sejam direcionados corretamente.
